Uma mamãe gambá e seus filhotes, foram resgatados pelos agentes da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), orgão da Prefeitura de Gravataí, após sofrerem agressões quando passavam por um residência localizada na RS-020. O fato ocorreu na última sexta-feira (22), em Gravataí.
A gambá, da espécie Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), carregava seus filhotes em sua bolsa, quando foram agredidos ao passar pela residência. Uma moradora que passava pelo local viu a situação, resgatou os animais e acionou a FMMA para prestar o atendimento aos animais.
Os agentes da fundação estiveram no local, e encaminharam a mamãe e seus filhotinhos para a clínica veterinária Toca dos Bichos, especializada no resgate, tratamento e soltura de animais da fauna silvestre que fica em Porto Alegre. Ao ser questionado, o morador justificou que estava incomodado com a presença do animal no local, ele será notificado por crime ambiental. As informações são da Prefeitura de Gravataí.
De acordo com o presidente da FMMA, Paulo Moreira, na primavera aumenta a aparição de animais silvestres nos ambientes urbanos, principalmente, pelo fato destas espécies estarem sofrendo um déficit nos locais destinados ao seu habitat.
A Prefeitura alerta, que caso você encontre algum animal silvestre, mantenha-o em local seguro e acione os orgãos competentes pelo Disque 153 do Grupamento Ambiental de Gravataí ou pelo telefone da Fundação Municipal do Meio Ambiente (51)3191-5161.