É nos detalhes que um dos momentos mais sublimes da vida se torna mágico. Desde a última terça-feira (16), os partos por cesariana hospital também contam com o momento de “Contato Pele a Pele” entre mamãe e bebê.
Segundo o HDJB, a novidade vai tornar o processo ainda mais humanizado, favorecendo, entre outros benefícios, o aleitamento materno. Atualmente, 45% dos nascimentos do hospital ocorrem no bloco cirúrgico. A implementação da prática no bloco é reflexo de uma integração de obstetras, pediatras e enfermeiros e representa avanço significativo, visando o desenvolvimento do bebê.
“O contato pele a pele imediatamente após o parto ajuda na adaptação à vida fora do útero, principalmente para os bebês que não passaram pelo processo do parto normal. É extremamente importante para a criação de vínculo, reduzir o estresse do recém-nascido”, comenta a chefe de obstetrícia do hospital, Dra. Helena Lanner.
De acordo com a supervisora de enfermagem da unidade materno fetal, Caroline Menezes, a prática “pele a pele” estabiliza os parâmetros vitais do bebê. “Regula frequência cardíaca e glicemia e auxilia no estabelecimento de uma microbiota saudável”, destaca. Caroline, juntamente com a também enfermeira Samyra Reis, é quem ministra a capacitação dos colegas de assistência.
Para o coordenador de enfermagem do HDJB, Rudinei Bittencourt, a expansão da prática vem ao encontro do selo de “Hospital Amigo da Criança” que o Becker possui. “Nossa unidade materno fetal conquistou essa importante certificação internacional, concedida pela Organização Mundial da Saúde e pela UNICEF. Sempre procuramos ampliar as boas práticas para reforçar essa condição”, afirma.
O Hospital Dom João Becker realiza 150 partos em média por mês. Após o corte do cordão umbilical o recém-nascido é acomodado de forma que fique em contato diretamente com o corpo da mãe. São utilizados touca, tecidos e compressas aquecidas para evitar a perda de calor. Após esse momento, o bebê é recebido pelo pediatra e equipe de enfermagem para os demais procedimentos de rotina.
Principais benifícios: Estímulo sensorial, atrelado às emoções e à memória (favorece a secreção de ocitocina e potencializa o apego); Estabelece as bases para um melhor desenvolvimento; Favorece o início da amamentação; Estabiliza parâmetros vitais; Favorece uma flora intestinal saudável; Facilidade na extração manual do colostro, que proporciona defesas contra infecções; Permite a progressão para maior volume de leite entre outros.