Desde o início do ano passado, a vasectomia está sendo disponibilizada pela prefeitura gratuitamente para os moradores de Gravataí. O procedimento é realizado no Hospital Dom João Becker, pelo SUS.
Segundo a prefeitura, diferentemente do que muitos homens pensam, a cirurgia é relativamente simples e não afeta o desempenho sexual. Encaminhada via unidade de saúde, ela é permitida àqueles com mais de 21 anos ou que tenham pelo menos dois filhos vivos e não há mais a exigência do consentimento do cônjuge.
Primeiramente, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e manifestar o interesse de realizar a vasectomia. Será feito um cadastro e a partir daí, a Central de Marcação de Consultas irá convocar o responsável para, receber uma palestra a fim de tirar as dúvidas e receber as primeiras orientações.
Após esse primeiro momento, o homem tem 60 dias para pensar se realmente quer fazer o procedimento. Depois disso, ocorre a assinatura de um termo de consentimento para a realização da cirurgia. Por fim, o Hospital Dom João Becker realiza o procedimento e orienta o paciente sobre o pós-operatório.
Não é necessário nenhum cuidado especial antes da operação e a pessoa pode, inclusive, ir dirigindo o seu próprio veículo para o hospital.
Já no pós-operatório, é recomendado que o homem não faça grandes esforços dentro de três a cinco dias e após sete dias já pode voltar a ter relações sexuais normais.