Durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (6), o governador Eduardo Leite, anunciou o cancelamento do desfile de 7 de setembro e decretou estado de calamidade pública.
A decisão se deve aos impactos causados pela passagem de um ciclone extratropical, que já resultou em 33 mortes no estado.
As enchentes provocaram a evacuação de mais de 4,6 mil pessoas de suas residências e causaram danos significativos em cerca de 60 cidades gaúchas.
Durante a coletiva, o governador mencionou que o Exército Brasileiro enviou 180 militares para atuarem nas áreas afetadas pelas chuvas que podem ter afetados mais de 50 mil pessoas.
Além disso, os desfiles de amanhã foram suspensos como medida de solidariedade à situação de emergência que diversas cidades estão passando neste momento.
O ministro da integração e do desenvolvimento regional, Waldez Góes, assegurou que o governo federal está pronto para reconhecer a situação de emergência nos 70 municípios gaúchos, atingidos pelo ciclone.