A possível chegada de uma supercélula de tempestade com alto risco de vendavais, põe em alerta todas as cidades do Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, as condições serão muito favoráveis à formação de tempestades no decorrer deste dia que, localmente, podem ser fortes a severas com danos. Devem ser esperados temporais com queda de granizo de variado tamanho, entretanto a maior preocupação é com o risco de vendavais isolados.
Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera acentua o padrão divergente de ventos, o que leva ao risco de formações de tornados. O cenário que se esboça é particularmente perigoso para tempo severo entre hoje e amanhã, devido ao ambiente extremamente instável com ar quente, muito baixa pressão atmosférica.
As supercélulas são o tipo menos comum de tempestade, mas têm uma alta propensão a produzir condições severas, incluindo ventos destrutivos, granizo grande e, às vezes, tornados de diferente magnitude. O que torna uma supercélula única entre todos os tipos de tempestade é que ela contém uma corrente ascendente rotativa.
Se o ambiente for favorável, as tempestades supercelulares podem durar várias horas e causar tornados. Outro elevado risco nesta sexta-feira entre a metade norte gaúcha e parte do estado catarinense, mas, especialmente, do centro para o norte do Rio Grande do Sul.
Será uma ocorrência de chuva muito forte a intensa com pancadas torrenciais que podem despejar volumes excessivos de chuva em curto período com alagamentos, inundações repentinas e enxurradas, alerta a MetSul.