Alexander Almeida de Medeiros, de 50 anos, tem duas filhas, formado em História e Pós-Graduado em Ciências Políticas, veio de uma família humilde e percorreu uma trajetória, até ser hoje, um dos 21 vereadores que compõe a Câmara Municipal de Gravataí.
Criado na região das Moradas do Vale, desde os 10 anos de idade trabalhou com o seu pai na sede de moradores do bairro, onde tratavam as questões comunitárias de apoio aos moradores.
A partir daí, estava sempre envolvido com a população e seguindo o exemplo de seu pai em ajudar o próximo com dedicação e amor. Foi da infância que veio o apelido “Peixe”, resultado de uma pequena travessura que fez quando estudava na escola Augusto Longoni, no bairro Águas Claras.
Alex, sempre se dirigia a um açude nos intervalos da escola, porém, sempre que iam, não voltavam mais para as aulas. Até que em uma das vezes a diretora foi até o local buscar os meninos e ao chegar na sala disse que iria contar ao pai dele o que estavam aprontando e que ele parecia um peixe.
Pronto, daquele momento em diante, começaram a chamá-lo de “Peixe”, o que passou a ser seu nome de trabalho e marca registrada em sua trajetória de vida. Aos 18 anos, entrou no quartel, após servir, foi trabalhar como cobrador de ônibus na empresa Vicasa, onde se dedicou por quase 10 anos. Ele tem muitas lembranças boas desta época de intenso trabalho e dedicação.
Enquanto o seu pai seguia na política, onde foi um vereador por quatro mandatos, Alex seguia outro caminho, onde se formou como professor de história, deu aula em duas escolas por cinco anos, mas em 2012, tudo mudou. Seu pai sofreu um grave acidente quando um caminhão colidiu contra o seu veículo na ERS-118, ele estava se dirigindo naquele momento para a Câmara de Vereadores.
Por um milagre, sobreviveu, mas infelizmente ficou com algumas sequelas, precisando deixar o parlamento para cuidar da sua saúde. Com isso, o filho Alex, com uma base exemplar de pai e mãe que sempre gostaram de ajudar a população, decidiu se candidatar e seguir os passos do seu mentor, seu pai.
Decisão difícil de continuar o legado do pai, pois precisou desistir de fazer o que gostava muito, que era lecionar e estar com os seus alunos. As salas de aula perderam um grande professor, mas a cidade ganhou um parlamentar atuante e preparado para as questões que defendem a comunidade.
Peixe, continua seguindo os passos de seu pai, ajudando as pessoas e não abrindo mão de continuar trabalhando em prol do próximo e da sociedade.
Hoje apresentamos um pouco da história de vereador Alex Peixe. Esse quadro, irá apresentar até o final deste ano, um resumo da história e luta dos vereadores de Gravataí.