A prefeitura apresentou nesta terça-feira (29), uma proposta para o pagamento do piso salarial nacional aos níveis da carreira do magistério, ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Gravataí.
Durante a reunião, ficou acordado que será proposto um Projeto de Lei substitutivo ao encaminhado à Câmara de Vereadores, desde que haja o aceite da categoria. Os representantes do sindicato receberam bem a proposta.
De acordo com a presidente do SPMG Vitalina Gonçalves, o novo projeto será levado para debate e votação nesta quarta-feira, quando os professores se reunirão em assembleia.
O resultado da reunião definirá a assinatura do PL substitutivo, bem como o fim da greve dos professores. O atual texto em pauta no Legislativo prevê a revogação de dispositivos das leis municipais 4.168 e 4.169, de 2019.
Lei essa que determinam que seja concedido a professores de todos os níveis da carreira o mesmo reajuste dado a quem ganha o piso.
Isso tem um custo estimado de R$ 60 milhões entre servidores ativos e inativos e acaba por inviabilizar financeiramente o atendimento do piso e a manutenção de outros serviços públicos. Via: PMG.