Um momento histórico para a saúde de Gravataí. Assim pode ser definida a nova Emergência SUS do Hospital Dom João Becker, que teve a sua primeira fase entregue já entregue com 20 novos leitos de observação.
Com a presença de autoridades municipais e estaduais e representantes da Santa Casa, o município recebeu a nova unidade, que conta com padrão similar às melhores estruturas de pronto atendimento do país e está localizada junto ao prédio em construção na avenida Dr. Luiz Bastos do Prado. Com investimentos da Prefeitura de Gravataí, o novo espaço apresenta uma estrutura totalmente moderna, equipada e ampliada.
“Nós investimos recursos e articulamos com deputados, senadores e a Câmara Municipal. Essa obra serviu para afastar o ranço, as diferenças ideológicas, e somar cada centavo na concretização de um sonho. Que presente de Natal a cidade recebeu”, afirma o prefeito Luiz Zaffalon, ressaltando que o projeto da emergência serviu, inclusive, para aparar arestas na política local e promover a união e a convergência de propósitos. Segundo o prefeito, é possível ter um hospital do tamanho da cidade, desde que a comunidade também se sinta agente dessa transformação. “Pertencimento é a palavra que vai definir uma Gravataí melhor”, completa.
A obra, que ainda terá suas fases 2 e 3 ao longo do próximo ano, é um esforço conjunto do grupo hospitalar com o poder público. Ao final das três fases, a Nova Emergência SUS será triplicada, passando dos atuais 405 metros quadrados para 1.330 metros quadrados e de nove para 35 leitos (adultos e pediátricos), além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial.
Para a Santa Casa, essa entrega representa “a continuidade do trabalho de melhorias estruturais na saúde, que irão verdadeiramente qualificar a prestação de serviços de saúde à população de Gravataí e região”, destaca o provedor da Instituição, Alfredo Englert. “Vale salientar que esta entrega é apenas a primeira fase da emergência, cujo reflexo de melhorias talvez ainda não seja plenamente percebido pela população”, conclui o provedor da Santa Casa. As fases 2 e 3 serão a reforma da emergência anterior, que ao final será interligada à nova estrutura inaugurada nesta segunda-feira.
Ampliar e qualificar o pronto atendimento no HDJB sempre foi um dos desafios, desde que a Santa Casa assumiu o hospital, em 2018. “Sabemos das necessidades locais, temos consciência que a rede de saúde precisa ser ampliada. E essa entrega de hoje é emblemática, pois representa a virada de chave, o novo paradigma que estamos implementando na oferta de saúde de qualidade para os gravataienses”, afirma o superintendente do HDJB, Antonio Weston.
Segundo ele, a crescente busca por atendimentos no município reforçou a necessidade da reforma e ampliação da nova emergência. O superintendente ainda lembra a relevância e a importância do empreendimento na saúde do município. “Tudo isso reitera a qualidade no atendimento a quem mais precisa, que são as pessoas que procuram o serviço e que necessitam de um serviço de saúde à altura do que representa”, conclui.
O apoio entre o hospital e o poder público – representado pela Prefeitura de Gravataí, Câmara Municipal de Vereadores e governo do Rio Grande do Sul – foi fundamental para a conclusão desta primeira fase da obra. Pelo governo do Estado, por exemplo, foi viabilizado o repasse de R$ 4,2 milhões para integralizar o custeio das obras de ampliação da Nova Emergência SUS do Becker. Representando o governo estadual, o secretário adjunto da Secretaria do Esporte e Lazer, Dimas Costa, esteve presente ao ato.
Relembre: Nos últimos anos, a parceria entre a Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa permitiu uma série de avanços na área de saúde. No final de 2021, foi entregue a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Becker, obra muito aguardada pelo município e que trouxe enormes ganhos à população. A nova estrutura teve sua área ampliada de 257 metros quadrados para 515 metros quadrados e o número de leitos duplicado, aumentando de dez para 20 unidades. Além disso, houve a entrega da área destinada para endoscopias e a vinda de novos médicos, a partir da ampliação de ensino e pesquisa.
Conforme o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Régis Fonseca, os recursos somam-se aos investimentos feitos pela prefeitura na área, dentro do Programa Amplia Hospital, que prioriza a expansão da atenção hospitalar e busca potencializar a abrangência das ações e das possibilidades de captação de recursos, por meio da união de esforços e em tempo reduzido, visando ao melhor atendimento em saúde à população. “É um momento de extrema alegria. Gravataí caminha para ter uma das melhores redes de saúde do Rio Grande do Sul”, argumenta. PMG.