Um marco significativo para a segurança da cidade foi feito na última quinta-feira (14), com a entrega das licenças da plataforma VFace, em Gravataí.
O avançado sistema de reconhecimento facial é voltado para localizar crianças desaparecidas. O projeto, em fase de implementação desde o primeiro semestre deste ano, representa um esforço conjunto das instituições presentes para fortalecer a segurança e agilizar a resposta a casos de desaparecimento.
A entrega ocorreu no gabinete da Secretaria de Assuntos para Segurança Pública (Smasp). A plataforma que é desenvolvida pela TSA Tecnologia, servirá como um recurso adicional à Guarda Municipal de Gravataí. Isso irá proporcionar aos agentes um meio eficaz de identificar e localizar crianças em situação de desaparecimento.
A iniciativa tem como objetivo diminuir o tempo de resposta das autoridades, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente à população. A plataforma VFace, além de sua aplicação principal, poderá passar por atualizações futuras, ampliando sua utilidade para auxiliar no reconhecimento de cidadãos vítimas de Alzheimer.
O secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia Robson Andrei destacou a relevância da iniciativa. “A plataforma vai proporcionar aos agentes da Guarda Municipal prestar um serviço ao cidadão de alta qualidade.
A população de Gravataí merece um atendimento eficaz e rápido quando enfrenta uma situação em que seu ente querido, seja criança, adolescente ou idoso, é considerado desaparecido”, afirma. PMG.