Evandro Rodrigo Coruja Cardoso, de 45 anos, casado e pai de dois filhos, Bacharel em Ciências Navais, Pós-Graduado em Gestão em Segurança Pública. Vindo de uma família humilde, percorreu uma longa trajetória, até ser hoje, um dos 21 vereadores que compõe a Câmara Municipal de Gravataí.
Criado em um sítio na região do Barro Vermelho, estudou sempre em escola pública, sendo uma delas a hoje Escola Cívico Militar Murialdo. Aos 19 anos, foi morar no Rio de Janeiro, onde se preparou e realizou o concurso para a Escola Naval, a instituição de ensino superior mais antiga do Brasil.
Fez sua carreira como Oficial da Marinha, no Corpo de Fuzileiro Navais, onde esteve por cerca de nove anos. Porém, queria algo mais, então decidiu mudar de carreira e prestou o concurso de extrema dificuldade para Polícia Federal. Coruja, conta que sempre trabalhou na parte operacional, pois o seu intuito é combater o crime organizado, onde já enfrentou os mais diversos perigos como policial.
Realizou diversos cursos de aperfeiçoamento para combater os criminosos, sendo eles: Curso Especial de Polícia (Academia Nacional de Polícia, Brasília/DF); Curso de Ações Táticas (CAT) BOPE/RJ); Curso de Operações Especiais (COEsp) BOPE/RJ); Curso de Técnicas de Intervenções (CTI) (COT/PF, Brasília/DF); Curso de Formação de Professor da Academia Nacional de Polícia (ANP, Brasília/DF).
A Polícia Federal atua em todo o território nacional, por isso, ele está sempre pronto para missão de servir onde for chamado, preservando o direito e a ordem. Ele é o único Policial Federal do Brasil que tem os dois cursos do BOPE do Rio de Janeiro, sendo considerada a Tropa de Combate Urbana mais eficiente do mundo.
Em 2012 entrou para o Grupo de Pronta Intervenção (GPI), que é uma unidade especializada da Polícia Federal, presente na maior parte do país. Tendo o objetivo de atuar em situações emergenciais e de médio risco em âmbito local, prisões de indivíduos considerados perigosos, ações em comunidades, controle de distúrbios em manifestações, tomada e ocupação de edificações e outras que exigem uma resposta imediata.
Além disso, devem prestar apoio inclusive na contenção de situações de alto risco, até a chegada do COT, que é sediado em Brasília. Como é uma pessoa conservadora, em 2020, recebeu o convite para concorrer ao cargo de vereador, pois poderia contribuir muito com a sociedade gravataiense, sendo assim, concorreu e foi eleito em sua primeira eleição disputada.
Como ele diz: “Sou conservador de direita e minhas principais bandeiras são: o respeito e a fé em Deus, a conservação da família, o patriotismo, o direito a auto-defesa e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Coruja participou de grandes eventos, sendo um deles, em 2021, quando estava em operação em uma comunidade do Rio de Janeiro, onde levou um tiro em combate, sobreviveu e voltou a atíva.
Com muito orgulho, ele conta que conseguiu realizar uma das suas promessas de campanha, e conseguiu trazer para o município a Primeira Escola Cívico Militar Rural do Brasil. Ele conta que cumpre o seu papel como vereador, legislando, fiscalizando e ajudando a população, mas que jamais deixará de ser um policial. “Sou um Policial que está vereador, a minha carreira é combater o crime, assim contribuindo para com a sociedade.”
Hoje apresentamos um pouco da história de vereador Evandro Coruja. Esse quadro, irá apresentar até o final deste ano, um resumo da história e luta dos vereadores de Gravataí.