Uma ampla, equipada, moderna e acessível unidade de saúde está prestes a ser entregue à comunidade. Trata-se da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Vale, que ampliará os atendimentos e garantirá 100% de cobertura assistencial para a região em Gravataí.
Além disso, será implementada a estratégia de saúde da família (ESF) no lugar da atual UBS Morada do Vale I, o que qualificará e aproximará o acompanhamento de saúde da população, com ações como atendimentos domiciliares e agendamento de consultas diretamente na unidade, sem a necessidade de tele-agendamento.
Ao todo, serão mais de 1.000 horas de acréscimo nos atendimentos. Localizada na Avenida Anita Garibaldi, 919, no bairro Morada do Vale I, a nova USF Morada do Vale contará com uma ampla estrutura de saúde. No espaço, haverá oito consultórios para atendimento médico e de enfermagem e dois consultórios odontológicos, bem como salas de vacina, de curativos, de inalação e de triagem e procedimentos.
A unidade ainda terá uma sala específica para grupos de educação em saúde, além de espaços administrativos. Gravataí passa a contar, assim, com mais um local com atendimentos à população, chegando a 30 unidades de saúde em todo o município.
Inicialmente, quatro equipes de Saúde da Família – compostas, cada uma, por médico, enfermeiro auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde – e uma equipe de Saúde Bucal, formada por dentista e auxiliar e/ou técnico de saúde bucal, prestarão os atendimentos à população.
Com isso, os pacientes terão acesso a consultas médicas e de enfermagem para os diversos ciclos de vida, incluindo gestantes, crianças, adultos jovens e idosos, assim como atendimentos em saúde bucal.
O horário de funcionamento será das 7h às 22h, sem fechar ao meio-dia. À noite, das 18h às 22h, haverá, ainda, uma equipe de Atenção Primária (eAP) noturna, com médico, enfermeiro e auxiliar e/ou técnico de enfermagem. O agendamento para consulta médica noturna ocorrerá por meio de acolhimento de demanda espontânea dos pacientes da região, sem a necessidade de marcação por teleagendamento.
Além disso, a exemplo das outras USFs do município, haverá procedimentos como curativos, aplicação de medicações, imunizações, realização de testes de gravidez, atendimentos domiciliares e atividades de prevenção e promoção à saúde. Com investimento de quase R$ 2,8 milhões, custeados pela Prefeitura de Gravataí, a unidade de saúde terá capacidade para atender um território de abrangência de até 16 mil pessoas.
Além da nova unidade, será implantada, na atual Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada do Vale I, a estratégia de saúde da família – ou seja, o local passa a ser Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Vale I. Com a ampliação da ESF na Morada do Vale I, a unidade disporá de equipes multidisciplinares, que garantem melhor acompanhamento e maior proximidade junto aos usuários.
Além disso, haverá diversos avanços, como atendimentos domiciliares, ações de prevenção e promoção à saúde e busca ativa de crianças com vacinas em atraso, por exemplo. Assim como a USF Morada do Vale, o agendamento de consultas será feito por demanda espontânea diretamente na unidade, sem a necessidade de marcação por teleagendamento.
Contando as quatro unidades de saúde na região das Moradas (USFs Morada do Vale, Morada do Vale I, Morada do Vale II e Águas Claras), serão doze equipes de Saúde da Família, com capacidade para atender um território de até 48 mil pessoas. Além disso, há a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Moisés Eli Magrisso, também localizada na região e que possui atendimentos de urgência e emergência.
Confira a área de atendimento de cada serviço de saúde na região das Moradas: USF Morada do Vale – Atenderá a Morada do Vale I e III; USF Morada do Vale I – Atende a Morada do Vale I; USF Morada do Vale II – Atende a Morada do Vale II; USF Águas Claras – Atende a região das Águas Claras; UPA das Moradas – aberta 24h por dia.