A Defesa Civil divulgou nota informando que está monitorando a formação de um ciclone subtropical em alto mar, na costa do Rio Grande do Sul.
Segundo o órgão, as equipes estão prontas para acionamento e se for identificado algum risco no território gaúcho, alertas preventivos serão produzidos para a orientação da população.
Segundo a MetSul, um ciclone raro e com trajetória retrógrada igualmente atípica vai atuar durante os próximos dias em alto mar, na costa gaúcha, conforme noticiamos aqui.
Trata-se de sistema de característica bastante incomum, uma vez que o ciclone tende a ser de natureza tropical na sua fase madura, evoluindo de um sistema subtropical para tropical.
O ciclone que inicialmente será subtropical deve assumir características de um ciclone tropical que precede um furacão. O que não está claro ainda, é se o sistema permanecerá apenas sobre o oceano ou se vai tocar a terra.
O único modelo que aponta o ciclone atingindo a costa gaúcha nos próximos dias é o da Agência Meteorológica Japonesa. Ainda é cedo para saber o que deve ocorrer, mas os órgãos competentes já estão em alerta.