Um menino belga de 13 anos, diagnosticado com glioma do tronco cerebral, tornou-se a primeira criança do mundo a ser curada da doença por meio de um estudo clínico.
O glioma, também conhecido como DIPG, é um tipo raro e agressivo de tumor cerebral que afeta principalmente crianças de 4 a 6 anos, mas também crianças de outras idades.
A maioria dos pacientes não sobrevive além de um ano após o diagnóstico, com apenas 10% vivendo dois anos após os primeiros sintomas da doença.
Lucas foi diagnosticado aos 6 anos, e sua família optou por participar do ensaio clínico Biomede na França, que testava potenciais medicamentos para o DIPG.
O menino respondeu positivamente ao medicamento, com seu tumor desaparecendo completamente nos primeiros meses de tratamento contra a doença.
À AFP, o Oncologista Jacques Grill, responsável pelo estudo, mencionou que a resposta diferenciada pode estar relacionada a particularidades biológicas dos tumores, como a rara mutação encontrada no caso de Lucas.
Apesar da empolgação com os resultados, os pesquisadores destacam que a transformação de medicamentos experimentais em opções de tratamento aprovadas pode levar ainda de 10 a 15 anos.
Mesmo assim, esse caso raro é uma esperança para os portadores desta doença rara e talvez a partir deste estudo, possa se desenvolver a cura para outros tipos de câncer.