A prefeitura, visando o objetivo de garantir ainda mais segurança e eficiência no transporte público local, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou nesta manhã a vistoria periódica em ônibus da Sogil, em Gravataí.
Com agentes do setor de fiscalização de transportes, a SEMURB fez a fiscalização das plataformas de acessibilidade, item obrigatório em todos os veículos coletivos desde 2008.
A prefeitura, através da secretaria, é responsável pelas vistorias realizadas periodicamente em todos os ônibus da linha municipal da cidade. A cada dois meses, toda a frota está completamente revisada, garantindo os ajustes necessários, priorizando a segurança e a melhor mobilidade dos usuários das linhas.
“Através das vistorias executadas todo mês nas plataformas, onde conseguimos vistoriar todos os veículos periodicamente, garantimos o funcionamento completo e estável destes equipamentos tão importantes para a acessibilidade da cidade. Esta ação com a Sogil promove segurança, estabilidade e mobilidade eficiente para os cadeirantes do município”, explicou o secretário, Guilherme Ósio.
No ato, foram verificados os prefixos, movimentos de subida e descida das plataformas, além da limpeza dos equipamentos de todos os veículos que estavam na garagem.
Através de um simulador de peso, que pesa cerca de 200kg, foi possível testar também a eficiência das plataformas em relação ao peso e sua mobilidade.
O gerente de manutenção da Sogil, Rodrigo Machado, explicou que todo o processo de vistoria e manutenção dos equipamentos resulta em benefícios para os usuários.
“Com a manutenção preventiva e os serviços de teste, lavagens e lubrificações das plataformas, garantimos a segurança que a pessoa com deficiência merece dentro do transporte público”, finalizou. PMG.