Após os últimos dias de calor intenso, a chuva retorna e trará uma sequência de dias com elevado risco de chuva localmente forte a intensa e temporais localizados no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, a chuva pode ser volumosa em diferentes pontos e alguns temporais podem ser fortes. Isso, não significa que uma determinada cidade terá temporais todos os dias, mas que, na totalidade, terá dias seguidos com condições favoráveis à ocorrência de episódios localizados de chuva forte ou temporais.
A partir desta segunda-feira, especialmente da tarde para a noite, começa a atingir todas as regiões. Já na terça-feira, há risco de instabilidade forte já entre a madrugada e de manhã, mas a instabilidade maior deve ocorrer da tarde para a noite, quando tende a afetar maior número de pontos no estado.
No caso de Porto Alegre e região metropolitana, os dias de maior risco de instabilidade são a segunda-feira e a terça-feira, embora pancadas isoladas e passageiras possam se dar em outros dias da semana devido à atmosfera quente e úmida que deve persistir no Sul do Brasil.