A Polícia Rodoviária Federal abordou um caminhão com 16 toneladas de excesso de peso e problema nos freios, na tarde desta terça-feira (27), na Freeway, em Porto Alegre.
Segundo a PRF, os policiais visualizaram um caminhão carregado com toras de eucalipto que parecia estar muito pesado. Ao realizarem a fiscalização, os policiais constataram que o veículo carregava 16 toneladas de peso a mais do que o permitido e, além disso, estava com problema no sistema de antibloqueio das rodas.
As toras de eucalipto tinha como destino a uma serraria de Gravataí. Esse veículo, assim como seu motorista, já foram autuados outras 3 vezes pela mesma infração de excesso de peso. A carga em excesso teve que ser transbordada para outro veículo e o sistema de freios terá que ser consertado, além da multa de R$ 4 mil.
O excesso de peso em veículos representa risco à segurança, além de aumentar a probabilidade de acidentes graves. Também, tal comportamento acaba ocasionando grande impacto à fluidez da via, pois o veículo com excesso de peso demora mais tempo para acelerar e ainda causa danos significativos no asfalto da rodovia.