Um piloto de uma companhia argentina conseguiu registrar um dos fenômenos atmosféricos mais raros de se observar. Trata-se de um blue jet, raio luminoso no sentido da nuvem para o espaço.
Segundo a MetSul, diferentemente dos raios que estão acostumados a ver, que ocorrem da nuvem para o solo ou entre as nuvens, este fenômeno atmosférico ocorre durante tempestades fortes na alta atmosfera.
A descarga elétrica se dá do topo da nuvem para cima, na direção do espaço. Estes feixes de luz azul são muito difíceis de se observar e são vistos a partir de aviões voando em altitudes de cruzeiro ou por astronautas.
Mais recentemente, a origem e a formação de jatos azuis foram observadas na Estação Espacial Internacional. Os jatos azuis sobem das nuvens de trovoada para a estratosfera, atingindo altitudes de até cerca de 50 quilômetros.
Esses jatos têm sido observados no solo e em aeronaves há anos, mas é difícil dizer como eles se formam sem ficar bem acima das nuvens.
Uma imagem impressionante, que demonstra os mistérios do nosso planeta ainda incompreendido totalmente pelo ser humano.
@gravatai24horas Piloto consegue filmar um dos raios mais raros e de difícil registro visual na atmosfera: o jato azul. #notíciastiktok #raio #raro #jato #azul #piloto #céu #avião #foryou