Um novo evento de chuva excessiva com volumes muito altos formados com a chegada de uma frente fria, vai atingir nos próximos dias o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, o evento tende a afetar algumas das áreas mais castigadas por inundações e deslizamentos de terra. O episódio ocorrerá em um momento crítico e dramático das inundações severas dos últimos dias.
A chuva será persistente, por dias seguidos, contribuindo para que os volumes sejam altos. A instabilidade virá de uma frente fria associada a um ciclone extratropical que não chegará a entrar no estado.
Na grande maioria das cidades, a chuva não terá altos volumes, embora isoladamente possa chover forte com risco de tempo severo, não causando repique de cheias.
Na quinta-feira, o tempo melhora na maioria das cidades com ingresso de ar frio com vento sul que deixará a temperatura amena. Já na sexta-feira, o tempo volta a se instabilizar na maioria das regiões com chuva.
A instabilidade persiste no fim de semana e durante o começo da semana, o que vai levar aos altos volumes de chuva.
Como se observa, os volumes devem ficar entre 100 mm e 200 mm em vários pontos do norte e do nordeste do estado, com os maiores acumulados concentrados sobretudo na região da Serra Gaúcha.
Cairá muita água nas cabeceiras dos rios, como Taquari, Caí, Jacuí, Sinos, Paranhana e Gravataí, todos cujas águas param no Guaíba. Isso pode prolongar ainda mais a cheia na capital.