A chegada de uma frente fria neste final de semana trará dias de chuva intensa e a possibilidade de novas cheias em rios, no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, este fim de semana vai dar início a um longo período de instabilidade com chuva que terá volumes elevados e mesmo excessivos em parte do estado entre os dias 15 e 20 deste mês.
O cenário que levará a este episódio de chuva volumosa guarda semelhança com o do fim de abril e o começo de maio, em que um bloqueio atmosférico associado a uma massa de ar seco e quente no centro do Brasil.
Este episódio de chuva, felizmente, ocorre na sequência de uma primeira metade de junho de precipitação muito abaixo da média, o que permitiu que os rios voltassem a cotas perto da normalidade.
Nesta sexta-feira, o sol aparece com parcial nebulosidade em todo o estado e o dia será por demais quente para junho com máximas acima de 30ºC em muitas cidades.
No final do dia, o tempo começa a mudar com chuva pelo extremo sul. No sábado, a frente fria acompanhada de área de baixa pressão já avança, trazendo chuva intensa pelo estado e isso irá persistir nos dias seguintes.
Essa persistência da instabilidade com chuva por dias que vai levar a volumes altos a excessivos, o que acabará provocando a elevação de níveis de rios com possibilidade de cheias e transtornos em diferentes cidades.
Os mais altos acumulados de precipitação são indicados pelas simulações dos modelos para a metade norte gaúcha e o oeste catarinense, com possibilidade de 200 mm ou mais em alguns pontos.