Um casal de atores acusado de desviar doações foi preso por policiais civis gaúchos nesta quinta-feira (13), em Fortaleza, no Ceará.
O homem e a mulher, ambos de 50 anos, teriam desviado doações destinadas ao resgate de animais que seriam feitos em municípios atingidos pelas chuvas e também pelas enchentes.
A investigação revelou que o casal teria criado cerca de 235 contas falsas e chaves Pix, semelhantes às utilizadas em campanhas legítimas de arrecadação.
O esquema envolvia a replicação de códigos de outras contas de doação, alterando apenas um dígito para enganar os doadores, que não percebiam a diferença e transferiam os valores para os golpistas. Campanhas de doação promovidas pelas influenciadoras digitais Paola Saldívia e Deise Falci foram algumas das vítimas.
Ambas notaram que seus seguidores estavam doando para contas erradas e fizeram a denúncia do caso às autoridades. A acusada, uma influenciadora digital com mais de 20 mil seguidores nas redes sociais e se apresenta como radialista e atriz de uma série televisiva.
Durante a operação, além das prisões preventivas, o casal foi preso após a apreensão de documentos falsos em sua residência. A operação foi conduzida pela Força-Tarefa Cyber do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da Polícia Civil do Ceará.