Uma forte e intensa massa de ar extremamente frio de origem polar vai derrubar a temperatura neste próximo final de semana em todo o Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, trata-se de uma incursão de ar frio com trajetória continental e será a mais forte massa de ar frio a alcançar o país até agora neste ano e a primeira incursão de ar mais gelado do inverno.
Embora já esteja frio, vai esfriar ainda muito mais e a temperatura deve despencar mesmo a partir deste sábado com a chegada do ar mais gelado trazendo a possibilidade de mínimas negativas ou perto de 0ºC.
Os termômetros podem indicar até -1ºC ou 0ºC em Santa Maria; -3ºC a -5ºC no Noroeste; -2ºC a -4ºC. Já na Serra Gaúcha e Aparados, as mínimas podem descer a -4ºC a -7ºC nas baixadas dos Campos de Cima da Serra.
Em Porto Alegre, as mínimas oficiais na estação do Jardim Botânico devem cair no domingo a 3ºC ou 4ºC e na segunda-feira cairão ainda mais e isso irá refletir em toda a região metropolitana.
Essa onda de frio trará geada generalizada no estado e muitas cidades correr o risco de terem perdas ou danos no setor hortifruti e nas suas lavouras.
Como o frio será muito intenso a extremo em localidades de maior altitude, com marcas tão baixas quanto -5ºC a -7ºC, alerta-se para o risco de congelamento.
Pode se formar gelo em rodovias do nordeste gaúcho e a água deverá congelar nos canos das residências nas cidades mais altas do Rio Grande do Sul.