A prefeitura recebeu duas emendas parlamentares dos deputados Felipe Camozzato e Marcel van Hattem destinadas para a área da saúde de Gravataí.
Juntos, os recursos somam R$ 820 mil, valores que irão auxiliar na compra de uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e para a aquisição de novos veículos para facilitar os deslocamentos das equipes das unidades de saúde municipais em atendimentos domiciliares.
“Esses recursos são fundamentais para ajudar no custeio de equipamentos que certamente irão auxiliar na assistência em saúde para a nossa população. Tudo isso sempre pensado e voltado aos usuários que acessam os nossos serviços de saúde”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
O ato da destinação dos recursos ocorreu na tarde desta quarta-feira, em visita realizada pelo deputado Felipe Camozzato no local onde está sendo construída a nova base do SAMU e da Central de Ambulâncias, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, na parada 74.
Com entrega prevista para setembro deste ano, a nova estrutura, além de seguir todas as normas sanitárias e de acessibilidade universal, estará localizada em ponto estratégico do município, possibilitando a rápida saída para atendimentos de urgência.
“O nosso objetivo é impulsionar iniciativas relevantes, para que possam transformar áreas importantes do nosso Estado. O edital busca destinar os recursos com transparência, baseado em critérios que assegurem a qualidade dos projetos submetidos. Bons e organizados projetos como esse de Gravataí merecem os recursos necessários para essa importante qualificação”, apontam os deputados Felipe Camozzato e Marcel van Hattem.
As emendas parlamentares também irão permitir a compra de equipamentos voltados ao suporte das equipes que realizam os atendimentos urgentes.
Além da nova ambulância adquirida com recursos da emenda parlamentar, a prefeitura também irá viabilizar, com recursos próprios, um novo veículo para auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência.
Com a nova base do SAMU e da Central de Ambulâncias, haverá vagas para, ao menos, 16 ambulâncias, sendo nove para a Central de Ambulâncias e sete para o SAMU, que terão acessos autônomos e independentes.
Atualmente, ambos estão localizados na Av. Brasil, em prédios pouco adequados para esse tipo de serviço. Com a unificação em apenas um local, será possível um atendimento mais otimizado e de fácil acesso. PMG.