Dois professores hóspedes de um hotel foram mortos a tiros durante um assalto na madrugada desta quinta-feira (25), em Mato Castelhano, interior do Estado.
Segundo a Brigada Militar, os criminosos haviam se hospedado na noite anterior, indicando que o assalto foi planejado com antecedência. Por volta das 3h da madrugada, os criminosos anunciaram o assalto, rendendo e amarrando os funcionários na cozinha do hotel.
A proprietária foi levada a outro cômodo, onde foi obrigada a fazer transferências via PIX. No momento do assalto, um grupo de cerca de 15 alunos e três professores chegou ao hotel. Eles também foram rendidos e forçados a se deitar no chão.
Quando parte dos alunos estava sendo amarrada, os dois professores se levantaram e foram mortos a tiros pelos assaltantes. Após o crime, os assaltantes fugiram de carro e até o momento não foram localizados.
As vítimas foram identificadas como Fabiano de Oliveira Fortes, de 46 anos, e Felipe Turchetto, de 35 anos, ambos professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), lotados no Departamento de Ciências Florestais. Eles viajavam com os alunos para a Floresta Nacional de Passo Fundo, em Mato Castelhano.
A UFSM emitiu nota de pesar pela morte dos professores: “Com profundo pesar, informamos o falecimento dos professores Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto, ocorridos no dia de hoje (25/07/2024), tragicamente. Ambos exerciam suas atividades no Departamento de Ciências Florestais, do Centro de Ciências Rurais da UFSM.
A Universidade declara luto oficial por um dia, a partir desta quinta-feira, 25, até amanhã (26), com paralisação das atividades acadêmicas e administrativas do Curso de Engenharia Florestal.
Informações sobre os atos fúnebres serão divulgadas tão logo forem definidas. A UFSM se solidariza com os familiares, amigos e colegas neste momento de pesar.” Finaliza a nota.