Uma massa de ar quente irá provocar um período favorável à ocorrência de episódios de chuva forte com raios e risco de temporais isolados de vento e queda de granizo no Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera, se formará trazendo o ar quente nos próximos dias com tardes de calor em várias regiões.
A partir de amanhã, já se espera que a instabilidade com chuva isolada atingindo pontos do oeste, centro, sul e do leste gaúcho, logo não se afasta que a chuva alcance a capital.
À medida que o ar quente avança sobre o estado, a frente quente já quase estacionária se reforçará sobre o sul gaúcho, onde ocorrem pancadas de chuva com raios e ocasional temporal de granizo isolado.
O acumulo de chuva pode chegar perto e acima de 100 mm na soma dos próximos sete dias. Em algumas localidades, a precipitação no período devem ser até maior com marcas de 150 mm a 200 mm.
A próxima semana será chuva excessiva, porém nada comparado ao que ocorreu em maio deste ano. Em caso de emergência acione a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.