Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou que será implementada a bandeira tarifária vermelha para o mês de setembro em todo Brasil.
Isso significa que haverá cobrança adicional na conta de luz, deixando o preço da energia elétrica mais caro para famílias e empresas de todo o país.
Com a bandeira vermelha, a tarifa aumenta em média R$ 7,87 a cada 100 kWh de consumo. Já fazia três anos que não era acionada a bandeira dessa cor.
“A bandeira vermelha patamar 2 foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país.
Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais.
Portanto, os fatores que acionaram a bandeira vermelha patamar 2 foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD)”, informou em nota a Aneel.