A chegada de uma frente fria trará chuva preta e a possibilidade de granizo a partir de desta quinta-feira (12), para todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Segundo a MetSul, o fenômeno da chuva preta ocorre devido à fuligem das queimadas que está sob o estado, sendo perceptível o odor de vegetação queimada devido à fumaça em diversos municípios gaúchos.
Algumas regiões ainda terão tempo firme com muita fumaça obscurecendo o céu nesta quinta-feira, porém, a frente fria começa a avançar e o tempo muda drasticamente em todo estado.
Com a frente fria aliada a presença de grande quantidade de fumaça, se espera que os dias fiquem mais escuros, com aspecto peculiar no céu, que vai chamar a atenção durante o período diurno.
Além disso, essa instabilidade frontal deve trazer chuva preta com fuligem de queimadas se precipitando com as gotas d´água. Soot. Esse tipo de chuva é indicativo de altos níveis de poluição na atmosfera.
A chuva preta pode ter impactos na saúde e no ambiente urbano, podendo deixar uma camada de sujeira nas superfícies, como prédios, veículos e infraestrutura, o que pode levar à degradação dos materiais.