Prefeito por dois mandatos de 2013/2016 e 2017/2020 e candidato pela coligação “Gravataí Pode Muito Mais”, Marco Alba (MDB) quer retomar os projetos que vinha realizando ao longo de seus mandatos como prefeito de Gravataí. Marco tem como vice o atual Vereador Thiago De Leon (PDT), na coligação formada por três partidos: MDB, PDT e Agir.
Segundo a coligação, Marco entrou para a história do município como o prefeito das grandes obras, tendo feito a duplicação das pontes do Parque dos Anjos, a duplicação da Av. Centenário, a duplicação de trechos da ERS-020 e ERS-030, a revitalização da Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, e ainda a construção de duas UPAs 24h, novas escolas e um residencial para abrigar mais de 2.000 famílias. Agora o candidato a prefeito quer retornar para retomar e continuar os projetos de sua antiga gestão.
Ainda segundo a coligação, Marco “arrumou a casa”, organizando as finanças da prefeitura, pagando em torno de R$ 500 milhões de dívidas herdadas e deixando o governo com mais de 80% de aprovação e crédito liberado para buscar novos financiamentos, se necessário, para realizar as obras desenhadas e planejadas que faltavam.
Entre as propostas de governo na área da saúde, estão a construção de uma terceira UPA e um novo hospital para o município, junto à Santa Casa. Marco promete mobilizar todos os setores possíveis e buscar emendas junto aos deputados para que a proposta de um novo hospital possa se tornar realidade na cidade.
Já na área social, visando a educação, o principal compromisso do candidato Marco Alba, será a conclusão das obras e o início do funcionamento do Complexo de Educação Especial e Inclusiva Irmã Soledade, que foi iniciada em seu governo. O local irá abrigar o Centro de Educação Especializada, a Escola.
Também a Escola Municipal de Educação Especial Professora Mercedes Helena Vicentini e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos. Além de professores de atendimento educacional especializado, o complexo terá psicólogo, psiquiatra, fono, terapeuta ocupacional, neurologista, nutricionista (fundamental para os alunos com seletividade alimentar), educador físico, musicoterapeuta e outros benefícios à população.
Para a sua futura gestão, caso seja eleito, Marco Alba ainda reforça o seu compromisso e lealdade para os que optarem pelo seu projeto, conduzindo as propostas apresentadas sob o princípio da total honestidade.
Em recente encontro na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (Acigra), Marco anunciou que a sua próxima gestão será ainda mais aberta, transparente e democrática com a sociedade, dando espaço para acompanhar as principais decisões do governo e ouvindo os diversos setores da sociedade sobre as decisões.
Tudo isso, segundo a coligação, a partir do conhecimento mais profundo das estruturas e competências da prefeitura, para a escolha das prioridades que atendam os anseios da comunidade.
Esta série jornalística está apresentando um resumo do que já fizeram e as principais propostas do plano de governo, destacadas por cada uma das três campanhas à prefeitura de Gravataí.