Uma imensa bola de plasma e seu campo magnético que foram expelidos pelo Sol, devem impactar a partir desta quinta-feira (10), o planeta Terra.
O fenômeno pode desencadear auroras boreais e afetar tecnologias como sinais de rádio e GPS. Esse tipo de tempestade, ocorre quando o Sol se aproxima do pico de seu ciclo de 11 anos.
Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC), da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), a tempestade solar de alta intensidade pode ocorrer entre hoje a amanhã.
Porém, previsões mais exatas somente podem serem feitas cerca de 15 ou 30 minutos antes do impacto, quando cruzarem com os satélites de monitoramento.
O SWPC emitiu um alerta de tempestade geomagnética do nível G4, o segundo maior nível na escala usada. Um outro alerta já havia sido emitido em maio, antes da tempestade solar mais extrema dos últimos 20 anos.
As partículas que chegam da tempestade solar viajam a uma velocidade de mais de 2,5 milhões de quilômetros por hora. Esse fenômeno deve durar aproximadamente 36 horas sobre o planeta.