A formação de um ciclone bomba deve acompanhar uma onda de tempestades que atingirá no início desta semana, o sul do Brasil.
Segundo a MetSul, no final do domingo, um centro de baixa pressão estará na costa uruguaia, onde deve começar a se aprofundar rapidamente, dando origem a um ciclone extratropical.
No decorrer da segunda-feira, o ciclone se afastará muito rapidamente do continente à medida que se intensifica também de forma acelerada, convertendo-se em um ciclone do tipo bomba no Atlântico Sul.
O processo de formação do ciclone, entretanto, deve ser responsável por causar uma onda de tempestades no sul do país. Ainda segundo a MetSul, se trata de situação meteorológica de alto risco para o início da semana.
Há um alto risco de tempestades com chuva torrencial de curta duração com altos volumes, muitos raios, queda de granizo de variado tamanho e ainda vendavais sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Existe ainda elevado risco de formação de supercélulas de tempestade, o que pode gerar temporais isolados muito severos com vento destrutivo acima de 100 km/h e mais isoladamente acima de 120 km/h.
Com isso, os temporais podem causar alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e de postes, e ainda colapso de estruturas. A rede elétrica pode ser bastante impactada pelos temporais.
Havendo rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores e próximo de placas de propagandas. Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.