Duas novas ambulâncias vão renovar a frota e fortalecer os atendimentos de urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Gravataí.
Atualmente, a equipe que presta suporte a pacientes em situações urgentes é composta por 42 profissionais, que se revezam 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço é gratuito, podendo ser acionado a qualquer momento pelo número 192.
“Nosso SAMU conta com uma equipe altamente qualificada e preparada para fornecer o suporte necessário à população. A nova base aqui construída, em um local estratégico e de fácil acesso, permite um deslocamento mais ágil para as ambulâncias”, destacou o prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon.
Nesse tipo de atendimento, quando o suporte deve ser o mais ágil possível, é fundamental que o serviço tenha veículos equipados e adequados, reforçou o vice-prefeito, Dr. Lei Melo. “É mais qualidade de vida para a população. Gravataí merece cada vez mais esses avanços na área da saúde, fundamentais para o atendimento à população. No SAMU, cada segundo importa e é fator determinante para salvar vidas”, garantiu.
Os novos veículos para renovação de frota foram viabilizados com recursos do Ministério da Saúde, do Governo Federal. As novas ambulâncias também vão possibilitar a diminuição de custos com manutenção, possibilitando investimento na aquisição de outras melhorias. Gravataí conta com três equipes do SAMU, sendo uma de suporte avançado – com médico, enfermeiro e condutor – e duas de suporte básico, composta por técnico de enfermagem e condutor.
Duas ambulâncias já haviam sido entregues no ano passado ao SAMU de Gravataí, sendo uma com recursos próprios do governo municipal e uma adquirida com recursos de emenda parlamentar. “Fica o nosso agradecimento a todos. Estamos sempre buscando qualificar e avançar em todas as áreas de atenção à saúde. Certamente essas novas ambulâncias vão auxiliar em maior segurança para as equipes e para os pacientes”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Os veículos vão se deslocar para os atendimentos a partir da moderna e equipada base descentralizada do SAMU e da Central de Ambulâncias, inaugurada pela prefeitura no último ano. Localizada estrategicamente ao lado da UPA da 74, a nova estrutura do serviço segue todas as normas sanitárias e de acessibilidade universal, possibilitando a rápida saída para atendimentos de urgência. Além das seis ambulâncias do SAMU, o espaço conta com sete veículos para a Central de Ambulâncias.

Saiba quando chamar o SAMU: Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; Intoxicação exógena e envenenamento; Queimaduras graves; Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
Tentativas de suicídio; Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; Acidentes/traumas com vítimas; Afogamentos; Choque elétrico; Acidentes com produtos perigosos; Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e alteração na fala);
Agressão por arma de fogo ou arma branca; Soterramento, desabamento; Crises convulsivas; Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso. PMG.