Na última semana, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Murialdo e João Goulart representaram Gravataí na cerimônia do 3º Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas, realizada no Palácio da Justiça, em Porto Alegre.
O evento celebrou a produção textual de alunos da rede pública do Rio Grande do Sul, com o tema “As diferenças ao meu redor: o que nos une”, e reuniu 24 redações finalistas entre mais de quatro mil participantes.
Gravataí brilhou com o desempenho da aluna Nathalie Alves Schuler, do 8º ano da EMEF Cívico-Militar Murialdo, que conquistou o 2º lugar a nível estadual.
“Ter conseguido o 2º lugar é uma emoção gigantesca e meu coração está transbordando de gratidão. Que esse concurso continue inspirando outros a acreditar na força da palavra”, destacou a estudante.
Presente na cerimônia, o Vereador Policial Evandro Coruja, idealizador do Projeto Cívico-Militar em Gravataí, celebrou o resultado como mais uma evidência da eficácia do modelo.

“É uma grande alegria ver os frutos do Projeto Cívico-Militar em Gravataí. A conquista da Nathalie mostra que estamos no caminho certo. Acreditamos na disciplina, no respeito e na valorização da educação como base para transformar realidades. A EMEF Murialdo é um orgulho para todos nós.” Disse o vereador.
“Estamos muito contentes pelas escolas do nosso município se destacarem em um concurso como esse. É muito importante que os alunos tenham uma oportunidade como essa para que possam escrever a sua história e deixar a sua marca”, afirmou a Secretária de Educação, Aurelise Braun.
Também participou do evento o diretor da EMEF Cívico-Militar Murialdo, Paulo Juarez Cardoso, além de professoras da escola. O Prêmio, realizado pela AJURIS em parceria com o Sicredi, tem como objetivo incentivar a escrita e o pensamento crítico entre os jovens. A premiação não apenas valoriza o talento dos jovens, mas também reforça o compromisso do município com uma educação pública de qualidade.