Um ataque de puma — também conhecido como onça-parda ou leão-baio — deixou um agricultor ferido na manhã deste domingo (4), na localidade de Pedra do Amolar, área rural de Maquiné, no Litoral Norte.
A vítima, um ex-guarda-parque conhecedor da região da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, foi surpreendida pelo felino após os cães da propriedade começarem a latir insistentemente próximo a uma área de mata.
Ao se aproximar para verificar, houve o ataque, mas os próprios cães reagiram e conseguiram afugentar o animal. Ele foi socorrido para uma unidade de saúde da região com ferimentos, mas seu estado é estável.
A principal hipótese é de que o puma tenha se sentido acuado, o que pode ter motivado o ataque. A Prefeitura informou que uma equipe técnica fará uma vistoria no local nos próximos dias, com apoio do governo estadual, responsável pelas ações ambientais.
O município orientou moradores e visitantes a redobrarem a atenção em áreas rurais e de mata, evitar trilhas sozinho e manter os animais domésticos protegidos durante a noite.
Apesar de ser um dos maiores felinos das Américas, o puma tende a evitar o contato com humanos, mas pode atacar se ameaçado ou surpreendido.