Adolescentes, homens e mulheres dos 15 aos 19 anos que nunca se vacinaram contra o HPV têm uma nova oportunidade para se imunizar com doses disponíveis gratuitamente nas 30 unidades de saúde de Gravataí.
A iniciativa promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai ocorrer de forma temporária durante três meses, até o dia 31 de julho. A dose de reforço não é necessária para quem é vacinado.
“Vacinas ajudam a salvar vidas, e essa estratégia de resgate de não vacinados tem justamente esse propósito. Nossas equipes de saúde estão à disposição para essas ações. Procurem a unidade de saúde mais próxima durante esse período e vacinem-se”, reforça o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
A ampliação temporária da faixa etária para a imunização foi discutida e aprovada em conformidade com a CIB, que reúne a Secretaria da Saúde do RS e as secretarias municipais de Saúde. A vacinação será feita em dose única, com o objetivo de alcançar pelo menos 90% do público-alvo – em Gravataí, a estimativa de não vacinados de 15 a 19 anos é de 9.320 pessoas.
A iniciativa visa incentivar a prevenção contra enfermidades causadas pela infecção pelo HPV, como alguns tipos de câncer e verrugas genitais. Para se vacinar é necessário apenas um documento de identificação e caderneta de vacinação. A imunização contra o HPV continua disponível e fortemente recomendada para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, a dose única de HPV é voltada apenas às crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e, temporariamente, à faixa etária dos 15 aos 19 anos, mantendo-se as recomendações para os demais grupos, como pessoas imunossuprimidas, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, que podem receber a vacina até os 45 anos. PMG.