O Dep. Estadual Dimas Costa (PSD), esteve na sede do DNIT, acompanhado do secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Guilherme Ósio, para discutir soluções para desafogar o trânsito nos acessos à Porto Alegre.
Durante a reunião, foi apresentado um projeto que prevê a construção de uma nova alça de ligação entre a rua João Moreira Maciel e a avenida Dona Teodora, duas vias paralelas à Freeway.
A proposta tem como objetivo aliviar o intenso tráfego na entrada de Porto Alegre, onde congestionamentos de até duas horas já fazem parte da rotina de milhares de motoristas.
“Entrar ou sair de Porto Alegre virou um drama cotidiano para milhares de gaúchos que trabalham, estudam ou precisam acessar serviços na Capital. Congestionamentos de até duas horas têm se tornado rotina. Isso não é apenas um problema de trânsito, é uma questão de dignidade”, afirma Dimas.
O deputado lembrou que o aumento expressivo da frota de veículos nos últimos anos não foi acompanhado de obras estruturais de grande porte. “A verdade é que os acessos atuais estão saturados, e as possíveis ampliações em vias como a Castelo Branco, Assis Brasil, Avenida dos Estados ou Bento Gonçalves esbarram em limitações técnicas, urbanas e financeiras. É por isso que precisamos discutir alternativas viáveis agora. O timing para essa solução é este”.

Além das intervenções viárias, o parlamentar reforçou a necessidade de investir em transporte coletivo e lembrou a criação da Frente Parlamentar da Mobilidade Metropolitana na Assembleia Legislativa. “Se falta planejamento, vamos construir. Se falta recurso, vamos buscar. E se falta prioridade política, vamos cobrar”, declarou.