A prefeitura de Porto Alegre firmou parceria nesta segunda-feira (22), com o Shopping Total, para integrar o sistema de cancelas do empreendimento com o cercamento eletrônico da cidade.
O objetivo é ampliar a abrangência da segurança para identificar veículos em situação de furto ou roubo.
Ao passar pelas cancelas do shopping, os veículos terão suas placas lidas pelo sistema e se houver registros de roubo, furto ou carro clonado, um sinal de alerta é emitido ao Departamento de Comando e Controle Integrado do Estado.
“O cercamento eletrônico é um importante aliado nosso para ajudar no combate ao roubo e furto de veículos. Com parcerias como essa ganhamos todos nós. Precisamos vencer a impunidade. Ter rigor, disciplina e melhorar a vida urbana.” Disse o Prefeito Sebastião Melo.
A funcionalidade permite integrar com qualquer estabelecimento que tenha câmeras com OCR e acesso à internet, como condomínios com cancelas, hospitais e pedágios, por exemplo.
Cercamento eletrônico.
No primeiro semestre de 2022, o cercamento eletrônico monitorou mais de 185 milhões de placas de veículos em Porto Alegre. A rede de inteligência é composta por 365 câmeras instaladas em pontos estratégicos.
Os dados são compartilhados, em tempo real, com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Polícia Rodoviária Federal. Via: Prefeitura de Porto Alegre.