O projeto Guarda Mirim, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, está completando três meses de atuação em Gravataí.
O projeto conta com 40 alunos no turno inverso, duas vezes por semana, sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Getúlio Vargas, no bairro Morada do Vale I.
Os alunos vão à escola pela manhã, participam do projeto, realizam oficinas do cronograma, além de almoçarem na escola e depois seguem para as aulas do calendário escolar. O projeto oferece aos alunos atividades musicais, palestras sobre consciência cidadã, combate ao uso de drogas, formas de combater o bullying, atividades físicas e educação para o trânsito.
O secretário municipal para Assuntos de Segurança Público, Emílio Teixeira comentou que “essa iniciativa do comando da instituição, por via do Setor de Projetos Sociais, visa aproximar o público jovem da instituição e transmitir valores sociais que ajudem nas suas formações para uma vida adulta útil e feliz”.
Aurelise Braun, secretária municipal de educação, enfatizou os benefícios do projeto. “A iniciativa, além de ser uma opção de ocupação para os alunos no contra-turno escolar, tem como objetivo formar futuros cidadãos mais conscientes, pois são trabalhados valores como responsabilidade, fraternidade e respeito à diversidade. A ideia é que consigamos levar o projeto a mais escolas”. Diz Aurelise.
Jeison Pereira, responsável pelo projeto, também ressaltou que a oficina prepara as crianças e adolescentes para o mercado de trabalho. “Com este projeto estamos nos aproximando das famílias e da comunidade, mantendo o ideal de servir e proteger”, concluiu Pereira. PMG.