A prefeitura informou que reduziu em cerca de 35% os registros de roubo de celulares em Gravataí. Conforme dados do Programa RS Seguro, o município registrou 274 roubos no 1º semestre de 2025, número menor aos 413 roubos contabilizados no mesmo período do ano anterior no município.
Os números confirmam os expressivos investimentos e as ações desenvolvidas nos últimos anos, tais como o patrulhamento preventivo nas ruas pela Guarda Municipal e a atuação integrada às demais forças de segurança.
“Esses números refletem o quanto intensificamos as ações voltadas à segurança pública para termos uma cidade mais próspera e tranquila para se viver. Seguimos firmes no compromisso de manter Gravataí entre os municípios mais seguros do Rio Grande do Sul”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.
Com cerca de 210 agentes em atividade, a Guarda Municipal adota uma série de medidas para coibir esse tipo de prática. Entre elas, estão o monitoramento de roubos a pedestres – com direcionamento de viaturas para patrulhamento em regiões com maior incidência de crimes.
“Gravataí se mantém com excelentes índices de segurança. Isso também é fruto do planejamento das nossas ações junto às demais forças de segurança. Desta forma, atuamos sempre de forma integrada para evitarmos os crimes, preservarmos a ordem pública e atendermos a nossa população”, ressalta o comandante da Guarda Municipal de Gravataí, Ciro Mello.
Atualmente, lembra o Coordenador de Operações da GM de Gravataí, Felipe Zenni, o roubo a pedestre está fortemente ligado ao roubo de celulares, sendo este o principal objeto de desejo dos criminosos. Por conta disso, o efetivo gravataiense monitora diariamente os crimes, com deslocamento das viaturas para locais com maior registro de casos. No último mês, 32 ocorrências de roubo a pedestre foram registradas em Gravataí, sendo três delas associadas ao desvio dos aparelhos eletrônicos.
Os números de segurança pública em Gravataí vão ao encontro dos índices divulgados pelo governo do Estado. Conforme dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2025, o Rio Grande do Sul apresentou a menor taxa de roubo de celulares do Brasil em 2024. O Estado registrou a taxa de 27,9 casos a cada 100 mil habitantes no último ano. Na comparação com 2023, quando a taxa foi de 31,5 ocorrências, a queda deste indicador em 2024 foi de 11,5% no RS.
A Guarda Municipal de Gravataí atua 24 horas por dia e atende denúncias de toda ordem. Os telefones para contato ou para realizar alguma denúncia são 153, (51) 3600.7634, (51) 3191.5000, (51) 3600.7640 e (51) 3600.7637. Além disso, o cidadão pode acionar as demais forças de segurança, se necessário: a Brigada Militar (190), o Corpo de Bombeiros (193), o Disque Denúncia (181) e o Plantão de Emergências da Polícia Civil (197).