O governador Eduardo Leite anunciou nesta quinta-feira (7), uma autorização inédita no país para implantação, operação e exploração privada de ferrovia para transporte de passageiros dentro entre Porto Alegre e Gramado.
O trem ligará os dois pontos em apenas uma hora, com duas vias férreas – uma para cada sentido. O anúncio foi feito durante solenidade com a presença do secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, e representantes da companhia responsável pelo projeto, a SulTrens.
Com investimento estimado em R$ 4,5 bilhões, integralmente oriundo da SulTrens, a previsão de início da operação é de sete anos. A outorga de exploração terá validade de 99 anos. A estimativa é de que a obra gere 6.747 empregos diretos e outros 15.976 empregos indiretos, totalizando 22.723 postos de trabalho.
“Esse investimento privado só se viabiliza porque o Rio Grande do Sul virou a chave. Hoje, temos um Estado com estabilidade fiscal, capacidade de investimento público e segurança jurídica para atrair o empreendedorismo. Isso é fruto de reformas difíceis que encaramos, e que agora nos permitem colher resultados concretos para a população”, destacou Eduardo Leite.
“Estamos falando de um projeto que vai fortalecer a mobilidade e impulsionar o turismo em uma das regiões mais visitadas do Brasil, com um modal moderno, sustentável e seguro. Esse trem entre Porto Alegre e Gramado é muito mais do que infraestrutura: é desenvolvimento econômico, geração de empregos e valorização do nosso potencial turístico”, acrescentou o governador.

Leite reforçou que o Rio Grande do Sul está diferente. “Basta olhar os números e compará-los com os governos anteriores: fizemos mais em todas as áreas. E fizemos isso ao recuperar a confiança no Estado, criando um ambiente para que empresários escolham investir aqui, como está acontecendo agora com esses R$ 4,5 bilhões em um projeto histórico de transporte ferroviário”, disse.
O novo modal ligará a capital a Gramado, direto, passando por 19 municípios, com área de influência em 22: Porto Alegre, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo.
Campo Bom, Dois Irmãos, Sapiranga, Araricá, Parobé, Taquara, Morro Reuter, Nova Hartz, Igrejinha, Picada Café, Santa Maria do Herval, Três Coroas, Gramado e Canela. O percurso incluirá 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — entre eles uma estrutura sobre a FreeWay (BR-290) — e nove túneis.