Idealizado por empresários e com viés filantrópico, o Instituto de Tecnologia e Computação, será construído em uma área de 20 hectares no bairro Prado Cidade, em Gravataí. O investimento é estimado em R$ 400 milhões.
O projeto prevê a instalação de um campus com funcionamento para 2026. A instituição oferecerá curso de graduação em Ciência da Computação em modelo imersivo, com residência estudantil no próprio campus.
Inspirado em referências internacionais, o Itec destinará 70% do orçamento à concessão de bolsas de estudo, integrais e parciais.
O prefeito Luiz Zaffalon destacou a relevância da iniciativa para o município. “Gravataí se consolida, a cada dia, como polo de logística e inovação. Esse instituto é mais um grande feito que mostra ao Brasil e ao mundo o potencial que nós temos. Agradecemos aos envolvidos e salientamos que daremos todo o suporte da gestão para esse projeto, que fomenta a educação, a tecnologia e amplia oportunidades na cidade”, afirmou.
A escolha do município como sede levou em conta fatores como localização estratégica, quarta maior economia do Estado, investimentos contínuos em tecnologia, infraestrutura, segurança e gestão pública eficiente — características que têm colocado o município no radar de novos investidores.

Entre os idealizadores estão Cristiano Franco, fundador da Poatek (TELUS Digital Company), Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto, fundadores do Terra, além da Fundação Behring e da Telles Foundation.