Gravataí está entre as cidades gaúchas que vão receber novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dentro do Programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.
Ao todo, serão 37 UBSs, 5 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma policlínica entregues ao Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte do Novo PAC Seleções 2025 e prevê investimentos de R$ 2,5 bilhões, em todo o Brasil.
O objetivo, segundo o ministério, é reforçar a Atenção Primária, reduzir a sobrecarga nos serviços especializados e diminuir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
A pasta ainda não divulgou as datas de início e entrega das obras, mas afirma que o investimento representa um passo importante para ampliar a estrutura do SUS e garantir mais qualidade no atendimento à população.
Entre as cidades beneficiadas com as UBSs estão Aratiba, Bagé, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Canoas, Canudos do Vale, Cerrito, Dom Pedrito, Engenho Velho, Entre Rios do Sul, Erebango, Formigueiro, General Câmara, Gravataí, Imigrante, Maçambará, Mata, Novo Hamburgo, Osório, Paim Filho, Pantano Grande, Paraíso do Sul, Pelotas, Pontão, Quaraí, Redentora, Rio Grande, Rosário do Sul, Sarandi, São José dos Ausentes, São Lourenço do Sul, São Valentim, São Vicente do Sul, Taquari, Tenente Portela, Três Coroas e Westfália.
Já os CAPS serão destinados a Campo Bom, Espumoso, Imbé, Restinga Seca e São Gabriel, enquanto a nova policlínica será construída em Caxias do Sul.








