Apesar das temperaturas altas previstas, ao longo da tarde para o decorrer da semana, uma forte massa de ar frio, está prevista para chegar ao Rio Grande do Sul entre o final de outubro e o início de novembro.
Trata-se de uma incursão de ar frio, que impressiona pela intensidade e deve chegar a região sul, no começo do próximo mês. Os dados, excedem a força que normalmente se observa em pulsos de ar frio para novembro.
Esse mesmos dados, indicam temperaturas jamais vistas para o mês nas últimas décadas. Com marcas tão baixas quanto -3 °C a -5 °C para cidades de maior altitude do estado e possibilidade de ocorrência de geada.
Segundo a MetSul, modelos indicam a possibilidade de mínimas de 5 °C ou menos na maior parte dos municípios gaúchos e até mesmo em pontos da região metropolitana de Porto Alegre já na próxima semana.
Para se ter ideia de quão incomum é uma temperatura neste patamar, a temperatura mínima média histórica na capital gaúcha em novembro é de 17,2 °C na série histórica 1991-2020.
Os modelos numéricos projetam no momento, a possibilidade de formação de geada na próxima semana nos três estados do Sul do Brasil, mais notadamente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.