As alunas Fernanda, Flávia, Francine e Nycolly, integrantes da equipe de Cultura Maker e Robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Suely Silveira Soares, conquistaram o segundo lugar no 3º Desafio AEA IGM de Manufatura Avançada.
As adolescentes apresentaram, de forma on-line, o projeto de criação de um aplicativo de mapa digital para o bairro Residencial Breno Garcia. Essa é mais uma conquista da educação no município.
O principal objetivo do aplicativo é facilitar a vida de moradores, trabalhadores e visitantes quanto à localização de serviços e estabelecimentos comerciais do bairro, fomentando o comércio local.
Integrantes da única equipe do estado classificada para a etapa final do desafio, as alunas já haviam apresentado o estudo de viabilidade deste projeto durante o 1º Torneio de Robótica de Gravataí.
As quatro estudantes da equipe participam do desafio desde setembro, orientadas pela professora Graziane de Souza Arruda, e escolheram o nome Lego Monsters para representá-las.
As alunas serão contempladas com um kit de robótica Arduino, além de um curso ministrado pelo Laboratório Aberto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), de introdução a Arduino. Além disso, a professora responsável pela equipe também será contemplada com um kit de robótica.
De acordo com Graziane, as alunas estavam muito apreensivas no momento da apresentação do trabalho. “O formato em que deveria ser apresentado tem um limite mínimo e máximo de tempo, o que deixou as meninas muito nervosas. Quando anunciaram os vencedores, a equipe toda ficou muito eufórica”, disse orgulhosa.
O Desafio AEA – IGM de Manufatura Avançada é uma competição que visa difundir a cultura de empreendedorismo e inovação na comunidade estudantil de escolas públicas, visando a inclusão de alunos do ensino público brasileiro em desafios de inovação.
Para a secretária da Educação, Magda Ely, a conquista dos alunos representa uma vitória ainda maior para a educação. “É com este retorno que podemos ver que a educação municipal está na direção certa. Não poderíamos estar mais felizes com a participação dos alunos neste desafio. Não só por sua vitória, mas porque o interesse deles nas atividades extracurriculares mostra a importância da integração da tecnologia e da inovação no currículo escolar”, salientou. Via: PMG.