O vereador Bombeiro Batista (União Brasil), apresentou um projeto de lei, que autoriza a instalação de portas com detectores de metais ou assemelhados, em estabelecimentos de ensino do município de Gravataí.
A preocupação do parlamentar é com a segurança dos alunos, professores e funcionários, devido às ameaças e aos acontecimentos recentes de ataques às escolas, que ocorreram no Brasil.
Batista citou como exemplo, a tragédia ocorrida quando um adolescente invadiu duas escolas e matou professores e aluno no Espírito Santo.
“Esse fato, trouxe ainda mais luz à necessidade imediata de segurança nas escolas municipais. Atentados como esse não podem mais acontecer. Precisamos reforçar a segurança interna com sistema de porta detector de metal ou assemelhados.” disse o parlamentar.
Bombeiro Batista, justifica a criação do projeto onde ressalta que, “a prevenção é a base de tudo, é evidente que a onda de violência nas escolas tem sido crescente, onde os professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com instrumentos de ataque como facas e até armas de fogo, entre tantos outros objetos.’
A proposta, se aprovada, torna obrigatória a passagem de todos pelos detectores de metais antes de ingressar nas escolas, como forma de garantir mais segurança no local.