O vereador Bombeiro Batista (União Brasil), encaminhou a Câmara Municipal, o Projeto de Lei 01/2023, que reconhece a surdez unilateral como deficiência auditiva. Isso possibilitará à pessoa, os mesmos direitos e garantias assegurados às pessoas com deficiência previstos na legislação municipal de Gravataí.
Segundo a justificativa do vereador, no Brasil, a população com deficiência auditiva é superior a 10 milhões de pessoas. Ao contrário do que pode supor o senso comum, é importante salientar que a ocorrência dessa deficiência não se restringe às faixas com idade mais avançada, havendo grande parte dos brasileiros que com ela convivem desde o nascimento.
A deficiência auditiva traz forte impactos na vida das pessoas afetadas, com reflexos nos convívios social e familiar. A dificuldade de comunicação priva as pessoas da convivência com seus familiares, amigos e colegas, com prejuízos diversos à sua autoestima e qualidade de vida.
Para o vereador Bombeiro Batista, “Por essas razões, esta lacuna precisa ser urgentemente reparada para que estes cidadãos tenham os mesmos direitos que as pessoas que possuem deficiência.”
As pessoas com perda auditiva unilateral enfrentam problemas similares àquelas com perda bilateral: dificuldades de comunicação, obstáculos na realização de tarefas cotidianas como dirigir, e dificuldades de acesso a oportunidades de educação e trabalho.