Mulheres entre 10 e 49 anos, em situação de vulnerabilidade social, já podem retirar seu absorvente menstrual gratuitamente em mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil.
A iniciativa que faz parte do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do Governo Federal e visa acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual.
Para retirar o item é preciso emitir uma autorização no aplicativo Meu SUS Digital. Com o documento em mãos, basta levar até à farmácia cadastrada com um documento com foto e CPF.
Os que tiverem dificuldade em gerar o documento, podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou equipamentos da assistência social, como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), do município.
Podem receber o item de higiene nas unidades credenciadas do Farmácia Popular: Mulheres nascidas no aqui ou no exterior que vivem no Brasil; Mulheres com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico); Mulheres com renda familiar mensal de até R$ 218 per capita.
Estudantes das instituições públicas de ensino também devem estar no CadÚnico, mas a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo e para pessoas em situação de rua, não há limite de renda. A aquisição para menores de 16 anos deve ser feita por um responsável legal.