Com enfoque especial para a reconstrução do Rio Grande do Sul pós-enchente, a 35ª Carreteada Estadual de Gravataí será realizada nos dias 9 e 10 de novembro, no Recanto dos Carreteiros, em Morro Agudo.
O evento contará com o tradicional desfile dos carreteiros, apresentações artísticas, participação de escolas, provas, atividades para crianças, almoços e baile. Cada participante é convidado a doar 1kg de alimento não perecível, que será entregue as famílias em situação vulnerável.
“A Carreteada representa não apenas a rica história de Gravataí, mas também a nossa própria identidade cultural. Fazemos questão de valorizar e respeitar a nossa história, mantendo vivas as raízes da carreta de boi, precursora da nossa economia, além de proporcionarmos momentos de confraternização em família”, avalia o prefeito Luiz Zaffalon.
“Esse é um momento especial e de celebração, em que os carreteiros vêm para Gravataí com as suas famílias. Depois da situação dramática que o Estado viveu, em maio, falamos em reconstrução porque realizar a Carreteada é também uma forma de reafirmar e fortalecer essa tradição de décadas, que nos mantêm unidos”, explica o presidente da Associação dos Carreteiros de Gravataí, Jairo Bitello.
Organizada desde 1987, com breve interrupção durante a pandemia, a Carreteada Estadual de Gravataí celebra a história das carretas de boi, principal meio de transporte utilizado desde as origens da Província de São Pedro até a popularização do automóvel.
A expectativa dos organizadores é atrair até 300 carretas para o evento, boa parte delas vindas de municípios da Região Metropolitana, como São Leopoldo, Novo Hamburgo e Glorinha. O evento é organizado pela associação em parceria com a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Governança, Comunicação e Cultura.
“A cultura carreteira é uma marca da história de Gravataí, e permanece viva depois de tantos anos. Este evento é uma oportunidade para as novas gerações conhecerem os traços de uma antiga Gravataí, época em que os habitantes tinham a carreta como principal meio de transporte”, observa o secretário adjunto de Governança, Comunicação e Cultura, Giulliano Pacheco.
A montagem do acampamento será após o desfile, que iniciará às 9h30 de sábado (9). É proibida a entrada de veículos na área de acampamento das carretas e dos cavaleiros. Serviço: Local: Estrada Abílio Pedro Bitello, Recanto dos Carreteiros, em Morro Agudo. Data: 9 e 10 de novembro
Confira as principais atrações do evento: Dia 09 – Sábado: 9h30: Tradicional Desfile dos Carreteiros, do Campo do Ibituí até o Recanto dos Carreteiros (4 km); 11h: Visitação de escolas municipais; 12h: almoço; 14h: Visitação às carretas e roteiro cultural guiado; 15h: Apresentação artística EEEM Frei Velloso; 16h30: Prova da Rigeira; 18h: Tertúlia, apresentação Giovani Nogueira; 19h: Abertura oficial da Carreteada; 20h: Tertúlia, apresentação Giovani Nogueira; 22h30: Baile com o grupo Lendas do Sul.
Dia 10 – Domingo: 6h: Alvorada Carreteira – Chimarreada e Café de Cambona; 8h: Preparação para a escolha dos destaques da Carreteada; 9h: Apresentação artística CTG Chaleira Preta; 10h: Apresentações artísticas CTG Carreteiros da Saudade, Invernada Xirú e Invernada Pré-Mirim; 11h: Início do concurso da comida típica dos Carreteiros; 12h: Almoço; 14h: Entrega da premiação; 16h: Encerramento. PMG.