Uma previsão nada otimista do nível de água no rio Gravataí, fez com que a prefeitura emitisse um comunicado na manhã desta quinta-feira (5), a Corsan, para a necessidade de ações urgentes.
Segundo monitoramento junto à Estação de Tratamento de Água (ETA), o nível do Rio Gravataí é de 0,30 centímetros. Segundo a SEMA, o nível abaixo de 0,50 centímetros, é considerado uma condição “crítica”.
Conforme o gerente da Corsan em Gravataí, Ramos Modinger, “Se persistir a seca, teremos de utilizar alternativas de compra de água como plano de contingência, sendo a aquisição de água de alguns açudes particulares, que não devem se manter por muito tempo”, reforça.
Segundo o prefeito Luiz Zaffalon, a situação do rio é monitorada diariamente e agora chegou a esse nível de 0,30 centímetros. Ele destaca que não podemos esperar o caos para que as providências sejam tomadas e quer uma ação imediata e concreta por parte da Corsan.
As chuvas dos últimos dias, não tem sido suficientes para o nível do rio voltar ao normal, agora cabe a população e as indústrias fazerem a sua parte na economia de água devido a esse período que estamos passando.