Uma rara gestão natural surpreendeu toda uma equipe médica ao nascer três bebês em um único parto, no Centro Obstétrico do Hospital São Vicente de Paulo, na última segunda-feira (14), em Passo Fundo.
Segundo informações do HSVP, em apenas cinco minutos, foram registrados os nascimentos dos trigêmeos Asher, Ayla e Aymê. Os nomes bíblicos foram escolhidos pelos pais, Jocemara e Diemes, que estavam ansiosos para conhecerem os novos integrantes da família, que são frutos de uma rara gestação natural, que ocorre em um a cada 5.300 partos registrado no mundo.
A jovem, que já é mãe de outras três crianças, levou um grande susto ao saber da gestação de trigêmeos. “A descoberta da gestação de trigêmeos foi um grande susto, porque não foi planejada e não estávamos preparados psicologicamente. Mas aos poucos fomos aceitando e ficando mais tranquilos. Agora, vou me esforçar ao máximo para cuidar deles com todo o amor do mundo”, disse emocionada.
O menino Asher foi o mais apressado e veio ao mundo às 13h53, as irmãs Ayla e Aymê chegaram em seguida, 13h55 e 13h57, do dia 14 de agosto. Com boa saúde e bom peso, uma média de 1 kg e 700 gramas, os três precisam passar um período na UTI Neonatal antes da alta médica. Um batalhão de profissionais foi mobilizado para atuar durante a cesariana: médicos, residentes, enfermeiros, técnicos em enfermagem e uma psicóloga.
O trabalho da equipe, de aproximadamente vinte pessoas, foi coordenado pelas obstetras, Loisiane Figueiró e Susan Marie Maffini. “A gente atua em sintonia para que os bebês, a mãe e o pai recebam toda assistência necessária para que o momento seja de extrema alegria e de boas recordações. O nosso serviço é muito bem organizado e por isso somos hospital de referência para nascimentos de alto risco”, explicou a Dra. Loisiane.
O casal fez a escolha pelo hospital, por já ter tratado um de seus filhos que foi muito bem acolhidos pela instituição. “Escolhi o hospital porque o meu filho Kalleb foi tratado aqui, aos seis meses, por problemas respiratórios e nunca mais teve nada. Mas hoje, agradeço a dedicação de todos que cuidaram muito bem de mim por quase dois meses. Foram bastante receptivos na maternidade, inclusive com o apoio da psicóloga Débora Marchetti. Com a ajuda dela pude compreender melhor tudo que estava acontecendo”, Diz Jocemara.