Os gaúchos poderão acompanhar o eclipse solar anular, que ocorre na próxima quarta-feira (2), podendo ser visto em todas as regiões do sul do Brasil.
Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, com diâmetro aparente menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.
O eclipse será visto como anular em uma estreita faixa que passa pelo Oceano Pacífico, Oceano Atlântico e no extremo sul da América do Sul, incluindo Chile e Argentina.
De acordo com a astrônoma do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento, “quanto mais ao sul maior será a área eclipsada”, explicou. O “Anel de Fogo” deve ser visto próximo ao pôr do sol.
“Em hipótese alguma olhe diretamente para o Sol sem proteção adequada. Óculos escuros, chapas de raio-X ou outros filtros caseiros não protegem contra os danos.
É essencial utilizar filtros certificados, como os óculos especiais para observação solar ou vidros de soldador 14.″ Alerta a astrônoma.