O prefeito Luiz Zaffalon, o vice-prefeito Dr. Levi Melo e o secretário municipal da Saúde Régis Fonseca acompanharam, nesta segunda-feira (20), a apresentação do projeto para a implantação do 1º Posto de Coleta de Sangue de Gravataí, uma antiga demanda de doadores da cidade.
Com área de 150m² e previsão de entrega para o segundo semestre deste ano, a estrutura ficará localizada na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, junto ao Hospital Dom João Becker (HDJB).
“É significativo esse anúncio. Toda a cidade ganha com essa unidade de coleta de sangue, com grande potencial para a captação de mais doadores. É mais um sonho se tornando realidade para a saúde de Gravataí”, destacou o prefeito, que agradeceu a união de esforços para que o projeto saísse do papel para beneficiar toda a população.
Conforme explicado pela equipe de engenheiros e arquitetos do HDJB, o espaço onde será erguida a estrutura atende a todos os critérios de acessibilidade e foi pensado para ser acessado fora do ambiente hospitalar pelos doadores. O local contará com espaços de recepção, triagem clínica e hematológica, coleta, recuperação do paciente, lanche e sanitário.
Com custo inicial estimado de R$ 835 mil para adequações civis e de mobiliário, o posto atenderá de segunda a sexta-feira para coleta e armazenamento, e o material será encaminhado para processamento em uma unidade externa.
Para o superintendente do HDJB, Antonio Weston, a viabilização do posto representa mais um importante momento para a história da cidade, tendo em vista que, atualmente, as pessoas necessitam recorrer a outras cidades para fazer a doação. Com diversos acessos rodoviários bloqueados, no momento, as doações foram fortemente prejudicadas, o que reforça ainda mais a necessidade de um posto de coleta em Gravataí.
“Tínhamos a necessidade de termos uma unidade de coleta de sangue em Gravataí. Este é um projeto antigo, que felizmente saiu do papel e deve beneficiar a população doadora”, complementou o vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo. Os crescentes e recentes avanços na área hospitalar do município, tais como a duplicação da UTI, em 2021, e a entrega da primeira fase da Nova Emergência SUS, no final do ano passado, também foram destacados pelo gestor.
“Sempre pensamos no bem maior, que é a população que procura nossos serviços de saúde. A união de esforços foi fundamental para a concretização desse projeto. Ofertar este serviço aqui na cidade vai, com certeza, impactar positivamente a saúde da nossa cidade”, disse o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Presente ao ato, a vereadora Anna Beatriz também celebrou a parceria entre a Câmara Municipal de Gravataí, a Prefeitura de Gravataí e a Santa Casa para a construção do espaço. Os recursos para a viabilização da estrutura contaram com repasses de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão do deputado federal Danrlei de Deus, por intermédio da vereadora gravataiense.
Também estiveram presentes o secretário adjunto de Esportes do Estado, Dimas Costa, e a equipe técnica do HDJB. PMG.